Cardiologia

O que é cardiologia?

Cardiologia é o estudo e tratamento de doenças do coração e dos vasos sanguíneos. Uma pessoa com doença cardíaca ou cardiovascular pode ser encaminhada a um cardiologista.

A cardiologia é um ramo da medicina interna. Um cardiologista não é o mesmo que um cirurgião cardíaco. Um cirurgião cardíaco abre o tórax e realiza uma cirurgia cardíaca.

Um cardiologista especializado no diagnóstico e tratamento de doenças do sistema cardiovascular. O cardiologista fará exames, podendo realizar alguns procedimentos, como cateterismo cardíaco, angioplastia ou inserção de marca-passo.

As doenças cardíacas estão relacionadas especificamente ao coração, enquanto as doenças cardiovasculares afetam o coração, os vasos sanguíneos ou ambos.

Para se tornar um cardiologista nos Estados Unidos, é necessário completar 4 anos de faculdade de medicina, 3 anos de treinamento em medicina interna e pelo menos 3 anos de especialização em cardiologia.

Quando eu precisaria de um cardiologista?

Se uma pessoa apresentar sintomas de uma doença cardíaca, o médico pode encaminhá-la a um cardiologista.

Os sintomas que podem indicar um problema cardíaco incluem:

• falta de ar
  • tontura
  • dores no peito
  • mudanças na frequência cardíaca ou ritmo
  • pressão alta

Um cardiologista pode realizar testes para sopro cardíaco ou ritmo cardíaco anormal.

Eles costumam tratar pacientes que tiveram um ataque cardíaco , insuficiência cardíaca ou outros problemas cardíacos. Eles ajudam a tomar decisões sobre cirurgia cardíaca, cateterismo cardíaco e angioplastia e implante de stent.

As doenças cardíacas nas quais um cardiologista pode ajudar incluem:

O cardiologista pode aconselhar sobre a prevenção de doenças cardíacas.

Uma pessoa pode precisar consultar um cardiologista mesmo sem sintomas, se tiver histórico familiar de doença cardíaca ou colesterol alto, se for ou tiver sido fumante, se tiver diabetes ou se estiver iniciando um novo programa de exercícios.

Uma mulher que teve pré-eclâmpsia pode ter maior risco de ter problemas cardíacos em uma gravidez posterior ou durante a menopausa .

O que envolve a cardiologia?

Um cardiologista revisará o histórico médico do paciente e fará um exame físico.

Eles podem verificar o peso, o coração, os pulmões, a pressão sanguínea e os vasos sanguíneos da pessoa e realizar alguns exames.

Um cardiologista intervencionista pode realizar procedimentos como angioplastias, implante de stents, valvuloplastias, correções de defeitos cardíacos congênitos e trombectomias coronárias.

Testes

Eles também podem realizar ou solicitar testes conforme listado abaixo:

Eletrocardiograma (ECG ou EKG) : registra a atividade elétrica do coração.

ECG ambulatorial : registra os ritmos cardíacos enquanto a pessoa realiza exercícios ou atividades regulares. Pequenos eletrodos de metal são presos ao tórax e conectados por fios a um monitor Holter, que registra os ritmos.

Um teste de esforço ou teste de esforço : mostra as alterações do ritmo cardíaco durante o repouso e o exercício. Ele mede o desempenho e as limitações do coração.

Ecocardiograma : fornece uma imagem de ultrassom que mostra a estrutura das câmaras cardíacas e áreas adjacentes, e pode mostrar como o coração está funcionando.

A ecocardiografia pode medir o quão bem o coração está bombeando o sangue, conhecido como débito cardíaco. Pode detectar inflamação ao redor do coração, conhecida como pericardite. Ele também pode identificar anormalidades estruturais ou infecções das válvulas cardíacas.

Cateterismo cardíaco : um pequeno tubo dentro ou próximo ao coração coleta dados e pode ajudar a aliviar um bloqueio. Pode tirar fotos e verificar o funcionamento do coração e do sistema elétrico. As técnicas baseadas em cateter com fluoroscopia podem ser usadas para tratar doenças cardíacas, valvares e coronárias congênitas.

Cardiologia nuclear: as técnicas de imagem nuclear usam materiais radioativos para estudar distúrbios e doenças cardiovasculares de forma não invasiva.

Exemplos são imagens de infarto, tomografia computadorizada por emissão de fóton único (SPECT),imagem planar e imagem de perfusão miocárdica.

Eletrofisiologia cardíaca

A eletrofisiologia cardíaca é uma subespecialidade da cardiologia. O médico analisa como as correntes elétricas dentro do tecido do músculo cardíaco funcionam, como a corrente se espalha e o que o padrão das correntes significa.

Compartilhe no PinterestO cardiologista pode recomendar um marca-passo.

Estudo eletrofisiológico (EEF) do coração: neste teste, um cateter é inserido em uma veia na parte superior da perna. Guiado por fluoroscopia, ele segue até o coração. O cateter mede os sinais elétricos dentro do coração.

Um EPS do coração pode:

• ajuda a mostrar o que está causando os sintomas
  • ajuda a decidir se um paciente precisa de um marcapasso
  • ajuda a decidir o melhor tratamento para pacientes com arritmia ou ritmo cardíaco anormal
  • determinar a probabilidade de um paciente apresentar taquicardia ou batimento cardíaco acelerado

Um eletrofisiologista cardíaco pode fornecer tratamento para ritmos anormais, incluindo ablação cardíaca, desfibriladores cardioversores implantáveis ​​ou marca-passos.

Agende agora mesmo

Cardiologia