VEMP – Potencial Miogênico

VEMP, ou Potencial Evocado Miogênio Vestibular é um exame que verifica todas as estruturas e funcionamento do equilíbrio humano.

A detecção de normalidade ou anormalidades através do VEMP é feita de maneira simples e indolor, através de um estímulo sonoro – que gera um potencial elétrico – capaz de verificar e distinguir o caminho percorrido. Isso acontece de maneira simples e externa, com a inserção de eletrodos colados na pele, nas áreas da cabeça e pescoço, em direção aos músculos a serem analisados.

O exame VEMP é dividido em duas categorias.
A VEMP cervical, mais comum, avalia o labirinto do paciente e o ramo inferior do nervo vestibular para pacientes com sintomas de tonturas. Vale dizer que esse exame trata-se de um exame parcial, que não avalia o vestibular todo.
O sistema vestibular são os órgãos do ouvido responsáveis por perceber a movimentação do corpo e do equilíbrio.

O VEMP ocular, por sua vez, avalia outra parte dessa estrutura, o utrículo e o ramo superior do nervo vestibular.

É importante destacar que os exames são complementares e não excluem um ao outro. O médico deve avaliar, com precisão, ambos. Isso permite uma avaliação precisa e real de todo o órgão.

Embora a tontura e a labirintite sejam as doenças relacionadas ao equilíbrio mais conhecidas, é possível detectar através dos exames VEMP cervical e VEMP ocular, uma série de outras doenças, como:

  • Neuronite vestibular
  • Síndrome da terceira janela
  • Doença de Menière

As doenças relacionadas ao equilíbrio são rapidamente sentidas pelos pacientes e seu incômodo, por menor que seja, pode alterar o dia a dia e as atividades normais do paciente. O que antes era feito com facilidade, apresenta dificuldade e muito incômodo – pois a sensação de falso movimento do labirinto altera todo o sentido de espaço e movimento do paciente. Dirigir, por exemplo, torna-se perigoso e muito difícil.
Mas atividades normais como comer e dormir passam a não ser feitas com a mesma naturalidade – já que a tontura é percebida rapidamente e intensamente.

Por isso, ao sentir qualquer indício destes sintomas relacionados a vertigem ou tontura, procure um médico especializado.

É muito válido que o médico acionado entenda e tenha experiência relacionada a detalhes dos sintomas, exames, diagnóstico e tratamento, pois a rapidez e eficiência, nesses casos, é essencial para a qualidade de vida do paciente.

A clínica Respirare em Campinas disponibiliza os mais modernos aparelhos, ferramentas e técnicas para aplicar os exames VEMP cervical e VEMP ocular.
Com um corpo clínico experiente e especializado em doenças do equilíbrio, a clínica Respirare preza pelo diagnóstico rápido e preciso, entendendo que o paciente já está passando por uma situação de grande desconforto e inquietação.

Agende um horário com um especialista otorrinolaringologista que poderá avaliar toda sua estrutura de cabeça e pescoço, com foco em distúrbios relacionados ao ouvido que afetem seu equilíbrio.

Procure sempre uma clínica de confiança que aplique os exames VEMP cervical e VEMP ocular de maneira confiável, precisa e certa – minimizando diagnósticos errados e tratamentos imprecisos.

O acolhimento do paciente nesses casos é muito importante para que seu histórico e queixas sejam avaliados com precisão e individualidade.

O tratamento para doenças do equilíbrio deve ser pessoal, particular e muito meticuloso e detalhado. A experiência do médico otorrinolaringologista e sua equipe são essenciais para dar o suporte e o auxílio que o paciente, e sua família, necessitam.

Agende seu horário na clínica Respirare em Campinas e livre-se dos incômodos sintomas das doenças do equilíbrio.
Nosso corpo clínico está pronto para recebê-lo, diagnosticar e solucionar o seu problema.

Sua qualidade de vida pode ser melhor, sua saúde e equilíbrio são muito importantes para nós da clínica Respirare.

Agende agora mesmo

VEMP – Potencial Miogênico