BERA com sedaçao

BERA com sedaçao

O que é um exame de BERA?

Um teste de resposta auditiva do tronco cerebral (BERA) é um teste seguro e indolor para ver como os nervos auditivos e o cérebro respondem aos sons. Ele fornece aos prestadores de cuidados de saúde informações sobre possíveis perdas auditivas.

Por que os exames BERA são realizados?

São realizados quando:

  • Um bebê falha em uma triagem auditiva de recém-nascidos.
  • Uma criança é muito jovem para fazer um teste auditivo regular em uma cabine de som ou tem um problema médico ou de desenvolvimento que torna difícil sentar e responder aos sons de um teste auditivo regular.

Como devemos nos preparar para o BERA?

A preparação para o teste depende da idade do seu filho. Crianças mais velhas podem necessitar de sedação (medicamento dado para deixar uma criança relaxada, calma ou sonolenta). Se assim for, você receberá instruções sobre o jejum antes do teste e o que fazer em casa após o teste.

Se seu filho estiver:

  • Com menos de 6 meses, o BERA geralmente pode ser realizado sem sedação. Seu bebê deve dormir durante todo o teste. Para ajudar seu bebê a dormir:
    • Nas horas antes do teste, não alimente seu bebê ou deixe seu bebê dormir.
    • Chegue para o teste quando seu bebê estiver com fome e cansado, mas acordado.
    • Antes do teste começar, o fonoaudiólogo (especialista em audição) pedirá que você alimente seu bebê e fique confortável com seu bebê. Seu bebê pode dormir em seus braços ou um berço para o teste.
  • 6 meses ou mais, o BERA poderá ser realizado com sedação. Isso ajudará seu filho a ficar completamente quieto e relaxado durante o teste.

Como é feito o BERA?

O examinador (médico ou fonoaudiólogo) coloca pequenos fones de ouvido nas orelhas da criança e eletrodos (pequenos adesivos de sensor) perto das orelhas e na testa. Diferentes estímulos sonoros  passam pelos fones de ouvido, e os eletrodos medem como os nervos auditivos e o cérebro respondem aos sons.

Posso ficar com meu filho durante o exame de BERA?

Se o exame for sem sedação você pode ficar com seu filho durante o teste.

Se houver a necessidade de sedação, você poderá acompanha-lo até o momento em que ele dormir.  Você pode precisar ficar na sala de espera durante o teste.

Quanto tempo leva o BERA?

Em média o exame pode durar de 1 a 2 horas, mas a consulta pode durar cerca de 3 horas. Se um bebê dormindo acordar durante o teste, o teste levará mais tempo porque o bebê precisará voltar a dormir novamente para terminar o teste.

O que acontece depois do exame de BERA?

O examinador vai explicar a você como foi o teste e discutir os próximos passos com você.

Se seu filho foi sedado, um membro da equipe de sedação explicará o que fazer nas próximas horas. A maior parte da sedação passa dentro de 1-2 horas.

Quando os resultados do BERA ficam prontos?

O fonoaudiólogo discutirá o teste com você quando estiver pronto. Um relatório final com recomendações estará disponível em algumas semanas

Há algum risco?

Não. O exame de BERA é seguro, não machuca e não tem efeitos colaterais. Se seu filho precisar de sedação, discuta os riscos e benefícios com seu profissional de saúde ou equipe de sedação antes do teste.


Publicado por:
Especialistas em Otorrinolaringologia e Medicina do Sono em Campinas. Uma clínica com um conceito novo, incluindo equipamentos de ponta e profissionais especializados

Publicações recentes